CARREGANDO

Busque Aqui

Conheça os principais sintomas da menopausa

Saúde

Conheça os principais sintomas da menopausa

Compartilhar
menopausa

A menopausa é um período importante de transformações no corpo da mulher. Embora esse seja o nome da última menstruação, também envolve toda a fase relacionada a essa situação. De forma simples, representa o encerramento das funções do sistema reprodutivo feminino, já que os ovários deixam de trabalhar.

Com essa mudança, ocorrem grandes alterações hormonais que têm impactos no organismo. Na fase pré-menopausa, os sinais indicam que o momento dessa transição se aproxima e que é hora de dar atenção especial para a saúde.

Para saber como reconhecer os primeiros sinais desse quadro, veja quais são os principais sintomas da menopausa!

O surgimento de fogachos é mais frequente

O fogacho é uma sensação súbita e intensa de calor, que surge como se acontecesse de “dentro para fora”. As mulheres na menopausa costumam sentir ondas de calor mesmo que o ambiente não esteja tão quente. Muitas, inclusive, sofrem com uma quantidade elevada de suor.

Esse é um impacto causado, principalmente, pela atuação dos hormônios e pode causar bastante desconforto. Ao criar uma rotina saudável, por outro lado, é possível aliviar um pouco dessa situação.

O acúmulo de gordura fica mais elevado diante desse quadro

A grande flutuação de hormônios é responsável por fazer com que o corpo feminino fique propenso a acumular gordura. Mulheres na menopausa, muitas vezes, sofrem com uma alteração no ritmo do metabolismo, que se torna mais lento e leva ao aumento de peso.

Além disso, a região do abdômen é o ponto preferencial de concentração do acúmulo. É por isso que há a sensação de ganho de medidas nessa área. O cuidado com a alimentação se torna essencial, já que esse é um fator de risco para a saúde do coração.

As flutuações de humor são recorrentes na menopausa

Além do da regulação de funções físicas, os hormônios alteram o estado emocional do corpo. Como, nessa situação, há uma grande queda na taxa hormonal, podem ocorrer diversas flutuações de humor.

Ocorrência ou agravamento de depressão, transtorno de ansiedade, irritabilidade, tristeza e mudanças súbitas são alguns dos impactos comuns nesse sentido. Com isso, ocorre uma piora na qualidade de vida, o que demanda mais cuidado para obter bem-estar.

A queda na libido tem origens hormonais

E, por falar nos hormônios, eles também alteram o apetite sexual. Como estão em queda, há uma redução no nível da libido feminina. Após esse período, entretanto, é comum que ele se restabeleça.

A queda no desejo ainda tem a ver com a perda de lubrificação. As mudanças corporais levam a um aumento da secura vaginal, o que pode causar incômodos e a perda de vontade sexual.

A piora do aspecto da pele e dos cabelos é mais um sintoma

As alterações não se restringem à parte interna do corpo. Durante a menopausa, os cabelos e a pele também sofrem com a queda hormonal. Com a grande flutuação dos níveis, é comum que essas estruturas fiquem ressecadas, opacas e sem vida.

A pele passa a exigir muito mais hidratação, até para não marcar linhas de expressão. Já os cabelos e até as unhas começam a quebrar facilmente, com a queda capilar acentuada. A suplementação com produtos especiais para esses casos se torna importante.

Os sintomas da menopausa têm intensidade variável para cada mulher e podem surgir em diferentes momentos no período. Para lidar com esses quadros, o ideal é contar com a ajuda de um especialista, que poderá recomendar os produtos adequados para aliviar essas sensações.

Não perca nenhuma dica para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para estar sempre por dentro!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *